Um sobre o k-pop no Brasil

tumblr_m80ks1UhrL1qmfh5vo2_1280

Annyeong Haseyo, pessoal!

Bem, sou novo aqui. Meu nome é Junot (podem me chamar de Ju, ok?), e minha amigona apertadora de nádegas, a Lari, pediu pra eu fazer um comentário breve aqui sobre… K-POP!

Mas ao contrário do que as pessoas que ainda não conhecem este estilo musical acham, a música sul-coreana não se resume apenas a PSY e sua musica, Gangnam Style. O K-POP está bem mais presente em nossas vidas do que supomos. Afinal, quem nunca passou em frente a uma loja de móveis/eletrônicos e viu várias garotas orientais dançando freneticamente? Até em programas de televisão, algumas músicas deste estilo surgem no fundo das matérias sem que nós tenhamos uma real noção de qual lugar elas vieram (muitas vezes até confundindo com música de outros países).

SNSD1

O K-POP, porém, não se restringe apenas a música. Os grupos sul-coreanos, em sua grande maioria, se destacam também pela sua capacidade de dança, beleza extrema e por sua constante inovada no figurino, com roupas diferentes das que costumamos ver e usar. Os artistas estão em constante reinvenção de estilos e tendências, mudando seu figurino drasticamente de um álbum para outro. E assim como a aparência, a música também se mantém em constante evolução. Não é apenas de músicas grudentas e coreografias simples que é feito o K-POP. É graças a essa enorme variedade de opção (devido a enorme variedade de grupos) que o estilo se expandiu para os quatro cantos do globo.

0004b5yzOs grupos sul-coreanos também apresentam muita distinção entre si. Passando por SHINee, com seus 5 garotos brilhantes (como sugere o nome do quinteto) com suas personalidades impactantes que juntas resultam em seu sucesso estrondoso; Girls Generation e Super Junior, ambos com um grande número de integrantes e músicas que marcaram a história deste ritmo, como Gee e Bonamana; BIGBANG, com seu estilo único e irreverente que contamina seus fãs com músicas eletrizantes, como Fantastic Baby; 2PM com seus corpos esculturais ,F(x), que possui músicas que valorizam as vozes individuais de suas 5 garotas e T-Ara, que possui um toque especial com suas músicas, misturando sensualidade ao mesmo tempo em que toca o coração dos seus fãs.

Não esquecendo, claro, dos novos grupos que já conquistaram os fãs da música coreana, como NU’EST, A-JAX, Evol, SPICA, EXO e B.A.P.; e dos cantores e cantoras solo, dotados de vozes tão poderosas que chamam a atenção por onde vão, como BoA, com suas coreografias que parecem desafiar a anatomia humana, e a novata Ailee, que mesmo tenho entrado a um tempo relativamente curto na indústria fonográfica coreana já mostrou suas grande capacidade vocal.

k_ailee_invitation

Durante muito tempo, nós brasileiros só conseguíamos ter acesso ao K-POP através do Youtube e de sites para se baixar as músicas. Era como se vivêssemos em um gueto, isolado do universo, por causa do nosso gosto musical. Afinal, devido a enorme burocracia e desconhecimento geral, não havia como ter acesso a CDs, DVDs, entre outros produtos. Mas esta realidade vem mudando drasticamente. Para quem deseja adquirir aquele tão sonhado álbum de seu grupo preferido, folhear o photobook que vem junto com ele e colecionar os tãos sonhados cards com as fotos de seus ídolos, a livraria Cultura vende em seu acervo uma grande quantidade de CDs originais sul-coreanos. Para aqueles que acharem os preços “muito salgados” (sim, são caros), há quem prefira comprar no conforto de seu lar, através de lojas online. Atualmente, há uma grande gama de lojas online seguras nas quais você pode adquirir não apenas CDs e DVDs, mas também roupas iguais as usadas pelos ídolos, posteres, maquiagens, cadernos, mochilas… E mais uma infinidade de produtos, apenas tendo que esperar por volta de um mês para a entrega de sua compra, visto que todos os produtos são importados diretamente da Ásia para a sua residência.

E ainda há mais! Devido talvez a estadia do cantor PSY em terras tupiniquins, o grupo Super Junior anunciou no dia 10 de março de 2013 o seu Super Show 5 em nossa nação e em mais 3 países sulamericanos! Previsto para o dia 21 de abril de 2013, este tem sido o evento mais esperado de muitos kpoppers espalhados por todo o continente e um dos tópicos mais comentados nas redes sociais.

Bem, pessoal. Estou acabando por aqui. Espero que tenham gostado!

Por fim fiquem com o Dance Version da música Sexy Love, do grupo T-Ara.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Outros

Comentem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s