Comentários: Psycho-Pass #16 – O começo do fim

PSYCHO-PASS - 16 - Large 37 AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA. Caralho, o que foi isso ? O mundo precisa do episódio 17 o mais urgente possível.

Passada toda minha euforia, sem sombra de dúvida esse episódio foi o melhor da série até agora, o mais épico e eletrizante. Para aqueles que não gostam de Psycho -Pass, tapa na cara de todos vocês (precisava dizer isso), ele vai entrar facilmente no top 10 de animes de muita gente, inclusive no meu.

PSYCHO-PASS - 16 - Large 14 Eu já estou querendo começar o texto pelo final, falando daquela maldita Chefa. Calma Larissa, se controla. Bom a introdução de Akane, Kagari e Kougami chegando a Torre Nona para finalmente pegar Makishima e ele lógico já sabia que isso iria acontecer se tratando do Kougami. E ali a tensão já estava formada, a divisão de equipes entre o “bem” e o “mal”, ambos buscando justiça de um lado temos a justiça que defende Sibila e de outro temos os que defendem a justiça do povo. Sim ainda não consigo ver clamente o Makishima como um vilão, apesar de achá-lo um filho da puta.
Se pararmos para pensar o verdadeiro vilão e o causador de tudo isso não passa das pessoas em uma busca de constante ordem, e assim permitir a formação de um grupo complexo que chamamos de civilização. Essa mesma que não tem em mente o que estaria disposto a perder ou dar em busca dessa “civilização perfeita”, afinal Sibila nada mais é do que o desejo de se ter uma ordem total sobre as pessoas e assim criar a perfeita civilização, e então quais são os sacrifícios que devem ser feitos para se manter a ordem? Matar a ovelha negra antes que contamine todo resto, esse é o jeito que Sibila age é algo bem humano fica entre o matar ou morrer e lá estamos nós de novo, voltando as origens – o instinto animal do ser humano.

PSYCHO-PASS - 16 - Large 21Ao mesmo tempo em que essa mesma civilização busca a perfeição, ainda existe dentro de cada ser humano a vontade de ser livre ou seja Makishima representa “todo ser humano que existe dentro de nós”, na busca constante do livre-arbítrio onde isso implica que cada um deve respeitar o direito do outro ser. Já Kougami representa, aqueles que ainda tem dúvidas sobre o sistema e mesmo assim ainda o acha necessário para sociedade, a Akane representa o modelo perfeito da pessoa que se molda nessa civilização (prisão) e consegue viver bem e obedecer as ordens que lhe são dadas e podemos ver isso claramente pelo fato dela não ter matado Makishima quando teve chance, tudo porque foi lhe dada uma ordem e obedientemente ela seguiu a ordem passando por cima de seu próprio desejo. E por último temos Kagari que não se importa com a civilização nem com o sistema criado e apesar de viver em meio a isso tudo e ter tido seu livre-arbítrio tomado, ainda assim acredita e confia em tudo ao seu redor.

PSYCHO-PASS - 16 - Large 36Pausa drámatica para luta do Kougami com o Makishima, aquilo foi de tirar o fôlego Kougami apanhou, bateu pouco e apanhou, apanhou e quase morreu… E foi salvo, já estava na hora da Akane retribuir os favores.
Ele pedindo: Mate o Makishima, isso foi quase um suplico na hora da morte e o que ela faz? Makishima Shogo você está preso. MORRE AKANE. Eu sei que ele não pode morrer assim no episódio 16, ainda tem coisas que precisam ser desenvolvidas e precisa dele para isso, mas bem que ela podia ter dado mais umas nele com o capacete né ?

Kagari teve uma grande participação nesse episódio afinal, seria seu último. Assiti a primeira vez e achei que o Dominator estava no modo de paraliza e depois de assitir de novo percebi que ele partiu dessa para melhor, e supondo que a arma estivesse no paralize ele não veria a cara do céu nunca mais.

PSYCHO-PASS - 16 - Large 42Finalmente cheguei no final eletrizante e berrante que deixou minha cabeça explodindo ao perceber que a Chefa era um andróide, como cheguei a suspeitar no episódio 13, assim como sua capacidade de mudar o dominator de não-letal para letal (levanta suspeitas que ela comanda o sistema).  A morte de Kagari pelas mãos da Chefa mostra o quão brutal o sistema é, do mesmo jeito que demonstrou que fará o possível para não cair, mataram onde o corpo (provavelmente) não pode ser encontrado e muito menos quem fez isso.
A dúvida que restou foi: Como é o interior de Sibila ? Ele só precisa ir a público para acontecer a verdadeira rebelião. MANO WTF ?? To achando que tem um monte de Akane dentro de tubos de ar e saíram clonando e o sistema gira em torno desses seres, cérebros voando, um espaço onde pode ser visto o interior de cada um. Cara, tem muitas opções coerentes ou não para o que é Sibila, isso sem falar que não sabemos se mataram ou não o outro carinha que era assintomático assim como o Makishima.

PSYCHO-PASS - 16 - Large 41Comentários Finais: Eu acho que todos sentiram medo dessa Chefa ela já não era gatinha, assim então…
Agora o que falta saber é como vão prosseguir os episódios finais, Makishima sendo preso, Kagari morrendo, revelado o “segredo” da Chefa, claro que ainda tem pontos soltos na obra e é justamente essa a questão, como vão preencher esses pontos e dar um final perfeito a Psycho-Pass. Contando os dias para episódio 17, mesmo sabendo que não será tão eletrizante quanto esse. Explicações venham a mim na velocidade da luz, ainda estou confusa quanto ao interior de Sibila, e como vai ficar Akane e Kougami nessa situação sem saber ao certo como Kagari morreu e também o que farão com Makishima. Muitas perguntas e poucas respostas o jeito é esperar.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Anime, Comentários

2 Respostas para “Comentários: Psycho-Pass #16 – O começo do fim

  1. Com certeza foi o melhor episodio de longe do anime. Não esperava que o Kougami fosse apanhar feio daquele jeito, mas pelo menos conseguiram pegar o Makishima que eu achava que iria acontecer só nos ultimos episodios.
    Espero muito que o Kagari tenha se salvado no ultimo minuto msm estando na cara que foi pra vala msm. E estou com o pressentimento que o Makishima e o Kougami vão se juntar pra enfrentar um inimigo muito maior.

    • Eu também tenho esperanças mesmo que poucas que o Kagari seja salvo, mesmo que isso tire um pouco do proposito do anime que é mostrar o quanto o sistema não está ali de brincadeira, se precisar eliminar ele elimina.
      Quanto a sua segunda observação, não tenho esse mesmo pressentimento. Mas sim existe algo muito maior por trás de Sibila. Agora é só esperar para ver.

Comentem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s