Review: Mirai Nikki – Quem será o próximo Deus ?

mirai_nikki_112Em meio a recente chegada de Mirai Nikki ao Brasil pela JBC, e todo drama quanto a mudança do título do mangá para: Diário do Futuro e o preço de R$ 13,90, decidi fazer essa review. Vale a pena comprar Mirai Nikki ? Primeiramente quem viu o anime e gostou, meus parabéns mais sinceros. Aqui vou falar somente do mangá, fazendo algumas citações e comparações com o anime. O mangá é escrito e ilustrado por Sakae Esuno, lançado de 2006 até 2010 pela Shonen Ace. Em 2011 foi feita uma adaptação do mangá para anime com total de 26 episódios. O mangá ao todo possiu 12 volumes e mais dois volumes complementares Mirai Nikki: Mosaic e Mirai Nikki: Paradox. Um antecede a história real e o outro é como uma linha do tempo alternativa, ambos focam em outros personagens que possuem o diário.

mirai-nikki-616486 Yukiteru Amano é um garoto comum, do que tipo que se exclui na escola não tem amigos e fica o tempo todo no seu celular. Seu celular é seu diário pessoal, nele Yukiteru escreve todo seu dia-a-dia. Certo dia em mais um de seus sonhos estranhos, sonha com um Deus, que se auto denomina Deus ex Machina, apesar de achar seria apenas mais um sonho maluco, toda essa coisa de se tornar um Deus e entrar em um jogo. Mas ao acordar pela amanhã descobre que tudo aquilo era verdade, e que teria que jogar com sua própria vida e com mais 12 pessoas, um jogo que não é somente se tornar Deus, mas sim um jogo de sobrevivência, onde prever e anteceder o seu opente com seu diário (celular) é necessário. E de quebra ainda tem uma garota estranha que diz: Irei protegê-lo acima de tudo, afinal quem é Yuno Gasai ?

Um menino que é excluido, seu melhor “amigo” é o seu celular onde conta tudo sobre si mesmo e dos outros. O que esperar? Lembro que só li Mirai Nikki um pouco antes do anime sair. Então logo no início do mangá somos apresentatos ao personagem “principal” Yukiteru Amano, e logo depois temos a introdução no jogo (sim pulei/pularei umas partes para não dar spoilers). Serão 12 participantes, cada um com um diário, onde um tem que eliminar o outro, com o poder do seu diário. Logo em seguida temos a entrada de Yuno Gasai, e percebemos que vai acabar tendo meio que um romance, entre os dois inicialmente forçado, só por parte da Yuno. O que mais gostei de ver foi como Amano tendo uns surtos de inteligência no final do mangá. Quem leu vai saber do que estou falando.

mirai-nikki-1543859O jogo começa, e assim somos apresentados aos primeiros personagens secundários ou seja os outros concorrentes a vaga de Deus, é um mangá de pura extratégia onde quem for melhor vence, ou não. Porque o Deus atual quer dar seu cargo, simples ele tem um limite de tempo e está morrendo, sendo assim precisa de um sucessor, por isso criou esse jogo. Não vou entrar muito nos personagens secundários apesar de ter uns “bons” porque são muitos, vou limitar-me somente aos personagens principais e como eles se desenvolveram ao longo da obra.

Yukiteru Amano, o tipo de menino chorão e idiota. Começa recusando-se a jogar com a vida das pessoas, e é sempre salvo pela Yuno Gasai. (Isso resumi toda sua trajetória no mangá). Como sou boazinha vou complementar dizendo que lá pelo volume 11, ele começa a ter um desenvolvimento inteligente, e lá nos últimos capítulos percebemos que no fundo ele teve um amadurecimento e no último volume ao ter que fazer uma escolha.
Yuno Gasai, a menina que levou o mangá inteirinho com muito suspense, drama, horror e maluquice. Desde do início já sabiamos que tinha todo um mistério em relação a ela, e o background que criaram para ela, fantástico. A questão é, ela trazia mais emoção do que o Amano no mangá, tem momentos em que você vai amar a Gasai e em outros momentos vai perceber o quão louca ela é, e de repente odia-la ou compreender seus sentimentos e sentir compaixão.
mirai-nikki-615731Um ponto falho no mangá, é que poderia ter levado o misterio até realmente os últimos momentos do mangá, mas não chega a ser um ponto muito negativo. O enredo do mangá em si, foi muito bem contruido o autor soube colocar feeling nos momentos certos, até a chegada de novos personagens e até mesmo o relacionamento entre algum deles foi razoavelmente bem desenvolvido.
Na arte do mangá não vejo nada excepcional, não notei crescimento da arte durante o mangá, mais o autor sabia colocar as expressões de medo e criar um clima sombrio muito bem, principalmente se tratando da Yuno, ou qualquer cara de medo ou aflição que fosse. A história passa por vários lugares então é obvio que o autor tinha que fazer os cenários, não tenho do que reclamar quanto a isso, claro poderia ter sido mais explorado.

mirai-nikki-1282569Vou falar brevemente sobre o anime: Não sei o que ocorreu no anime que conseguiu tirar toda tensão do mangá, todo suspense que o mangá tem. Sem contar a animação ruim, o Deus ex Machina parecia mais um digimon robótico (horrível diga-se de passagem), e perdeu todo teor sombrio que tinha envolta do Deus, mudaram muitas expressões fazendo com que certas cenas perde-se seu feeling (caso another). Bom essa opinião vária de pessoa para pessoa, teve gente que gostou mais do anime, sério parabéns.

mirai-nikki-615943Comentários gerais: Então preciso dizer que o final de Mirai Nikki meio que te surpreende como também te deixa meio confuso. Claro como todo mangá de mistério e voltas ao passado, deixou alguns pontos soltos. Para um mangá de suspense, estratégia e mistério é um mangá que recomendaria, não pelo Yukiteru mais sim pela Yuno Gasai a personagem compriu o seu papel de psicopata e carregou o mangá inteiro nas costas. Não é o melhor mangá do mundo nem está no meu top preferidos, e mesmo assim é um mangá que consegui ler em 1 dia, ele passa rápido e instiga a curiosidade, pode até ter umas passagens chatas (Yuki chorando e não tomando atitude nenhuma) enfim recomendo: Diário do Futuro/Mirai Nikki.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Mangás, Review

Uma resposta para “Review: Mirai Nikki – Quem será o próximo Deus ?

  1. Saudações

    Devo dizer que não me senti muito atraído por Mirai Nikki, mas a história tem os seus pontos positivos, certeiramente.

    Mas deste um bom crédito para obra.

    Ótimo post, Larissa.

    Até mais!

Comentem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s