Uzumaki: A espiral da comédia

Uzumaki_Wallpaper_by_fradiavaloAproveitando todo esse clima que estou de postar, resolvi escrever sobre Uzumaki do mangaká Junji Ito famoso por seus mangás de terror.. Bom depende do que você chama de terror. O termo Uzumaki em si já diz sobre do que se trata o mangá: Espiral.

É um mangá de 3 volumes contendo apenas 20 capítulos ou seja história curta, publicado entre 1998 e 1999. Trazido pela Conrad para o Brasil e claro que não fez tanto sucesso, não sei se é porque a história é muito ruim ou porque o público brasileiro não está acustumado a mangás de terror.A primeira opção é mais válida.
No Japão foi adaptado para um filme no ano 2000 com o mesmo título do mangá.

Uzumaki-LabirintoA história toda é narrada por Kirie Goshima uma menina que vive em Kurôzu, e estuda no colégio Kurôzu que fica no topo da colina, onde fica a cidade. E nessa cidade eventos estranhos começam a acontecer. Tudo começa quando Kirie vê o pai do seu namorado Suichi olhando fascinado por um caramujo e sua forma espiral. E assim começa a desenrolar todos os eventos estranhos desta história e coloquem eventos estranhos e mal explicados no mangá.

Bom esse é o tipo de obra que você lê uma vez se entendeu parabéns se não entendeu nem releia, além de não merecer releitura é uma obra que não se explica.

uzumaki-v03-208-209

Farei um resumo da história isso que dizer: SPOILERS.

Depois que o pai do Suichi fica fascinado por formas espirais ele entra numa neura de ficar colecionando qualquer coisa em forma de espiral, e assim virando um verdadeiro louco percebendo que até seu corpo tem formas espirais e que ele mesmo pode fazê-las, dizendo que a forma espiral é magnífica.
Então o pai dele resolve se torna uma espiral e como ele faz isso ? Comprando uma caixa redonda e se enrolando totalmente dentro da caixa, ele é cremado e sua fumaça no céu vira uma grande espiral negra. Nisso tudo Suichi já queria sair da cidade e já havia percebido que tinha algo estranho acontecendo relacionado a espirais.. Logo após o pai de Suichi sua mãe fica louca com formas espirais não por acha-las magníficas mais por medo delas, assim se livrando de tudo que tem espiral incluindo tudo em si mesma, digitais, cabelo e mais tarde a cóclea (espiral do ouvido). Por fim ela morre também enquando é cremada, sua fumaça também vira uma estranha espiral no céu.
Passa esse pequeno arco passamos para o arco da garota com a estranha cicatriz na testa Azami, uma garota que é amiga de Kirie. E com essa cicatriz ela conquista os garotos, todos menos Suichi, e assim ela é consumida pela espiral em sua testa e some.
No meio disso tudo o pai de Kirie é demitido por seus vazos terem formas espirais inexplicáveis. E então tem outra história solta, que se liga com Kirie que são de um casal (amigos de Kirie) que se amam mais seus pais não permitem o amor entre os dois, porque um vive de um lado pobre da cidade e o outro não, no fim esse casal se enrolam um no outro para fugir e vão para o mar. Inexplicável, mais inexplicável ainda é o cabelo de Kirie aderir as espirais, e assim crescer repentinamente em forma de espiral chamando a atenção de todos,sua amiga fica com inveja por Kirie estar chamando mais atenção que ela e  decidi competir com ela, e de novo inexplicavelmente  seu cabelo também cria vida própria em formas espirais.O namorado de Kirie consegue cortar o cabelo dela e a amiga de Kirie morre com toda sua energia sugada pelas espirais de seu cabelo.

uzumaki01No segundo volume temos pessoas se transformando em caracol. Depois temos o tornado que parecia chamar Kirie, mais Suichi seu namorado a salva e mais uma vez está certo sobre os eventos estranhos que vem acontecendo na cidade.
No terceiro volume tamos o a familia de Kirie que perdeu a casa com os tornados, se mudam para as casas velhas da cidade, as únicas que ficam de pé com todo o evento. Então lá a familia é contaminada por uma doença estranha da casa onde nascem “verrugas” em formas espirais em toda parte do corpo, eles conseguem sair da casa. Depois desse evento as casas velhas vão se aglomerando e as pessoas que estão dentro vão se enrolando uma nas outras, Kirie e Suichi tentam fugir em vão, pois sempre voltam para cidade e percebem que a cidade toda se tornou uma espiral.

Uzumaki_tong-600x511E no meio disso tudo ainda temos a história do hospital (as grávidas vampiras) e do menino que morre atropelado demonstrando todo seu amor por Kirie.

Comentários gerais: Então porque o título do post é espiral da comédia, muito simples não consegui de fato encarar Uzumaki como uma história de terror e sim uma história bizarra onde o autor colocou um romance xexelento,arcos soltos e sem nenhuma explicação, um enredo mal desenvolvido e quando chega de fato no último capitulo da história ele não explica a maldição da cidade e decidi terminar tudo “praticamente” criando outra história com os mesmos personagens, de novo em torno das espirais.
Cenas como o menino que se matou por Kirie, levantando do túmulo perseguindo Kirie e Suichi, com seus membros e orgãos saindo e por fim acaba saltando atrás deles porque uma mola do carro ficou presa em seus intestinos. Por favor né. Coisas como essas não fazem ninguém ter medo e sim um ataque de risos e se você por um acaso ficou com medo de pessoas que se enrolam dentro de uma caixa redonda ou somem com aspirais na testa,parabéns.
O único ponto positivo é que a obra é visulamente bonita, o traço é muito bem feito e o close que o autor dar nas expressões facias dos personagens é realmente bonito. Enfim se procura um mangá que tenha sangue,bizarrice e não queira entender nada, talvez esse mangá seja para você.
Preciso deixar claro que compreendo, no Japão histórias de terror são vistas de outra forma, mais Uzumaki não é tudo aquilo que imaginei e falaram. Não consegui ver/sentir o terror psicológico, muito menos achei a leitura interessante em alguns momentos eu achei a obra massante demais, o autor nos faz de idiota criando todo evento para no fim não explicar absolutamente nada.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Mangás, Review, Trash

Comentem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s