Hourou Musuko – Meu verdadeiro Eu

hourou-musukoÉ pequena a diferença entre vestir roupas de garotos e vestir roupas de garotas.Falar de Hourou Musuko é falar de toda delicadeza do anime e de toda sua complexidade, tratando de um assunto forte de forma leve. Baseado no mangá de Takako Shimura a mesma de Aoi Hana, produzido pelo estúdio AIC Classic e direção de Ei Aoki. Uma belíssima forma de conhecer e entender o mundo da transexualidade,androginia e homossexualidade.

Antes de começar a escrever de fato sobre o anime gostaria de explicar aqui o que são os três exemplos citados acima e mostrar que há sim,diferenças entre eles e que nem sempre um está relacionado ao outro.
Por exemplo: Transexualidade é considerado um transtorno de gênero onde o indivíduo tem uma indentidade sexual diferente do nascimento. Tendo o desejo de viver e ser aceito como sendo do sexo oposto. Ou seja essa pessoa não é propriamente dita homossexual,sendo que para ele(a) o sexo que lhe foi dado não é o dele(a). Há casos também em que a pessoa que sofre de transtorno do gênero não seja andrógeno.
Androginia: Pode referir-se a dois casos, um em que o indivíduo nasce com ambos os sexos masculino e feminino e o mais comum são pessoas com caracteristicas muito forte do sexo oposto. Meninos que se parecem muito mais com meninas e vice-versa. Nem sempre quem é andrógeno, sofre de transtorno de gênero.
Homossexualidade: Referi-se a uma pessoa, que sente atração física, estética e/ou emocional por outro ser do mesmo sexo ou género. Enquanto orientação sexual, a homossexualidade se refere a “um padrão duradouro de experiências sexuais, afetivas e românticas entre pessoas do mesmo sexo”. Não se referindo somente ao sexo masculino ou seja homossexualidade também se refere a meninas.

Porque falei disso ? Porque são esses os três maiores pilares do anime. E queria deixar claro que, apesar de inevitavelmente as pessoas acharem que tudo mundo nesse contexto é homossexual, isso está errado. E por favor livre-se de preconceito para assistir esse anime.

hourou_musuko_A história gira em torno de Nitori Shuichi um menino andrógeno que gosta e sente-se bem vestindo-se de menina. Temos também sua amiga Takatsuki Yoshino que gosta de se vestir de garoto, por quem Nitori é apaixonado e confessa seu amor mais não é correspondido, e para fechar o foco principal temos Saori Chiba uma menina que é amiga de ambos mas mantem um amor por Nitori,que também não é correspondida. Com isso temos o nosso triâgulo amoroso.

O que torna Hourou Musuko um anime tão especial ? Claro tirando o visual bonito, a música de abertura cativante que tem tudo haver com o anime, ou simplesmente o fato dos personagens dizerem tudo que tem que ser dito e outras vezes apenas temos que interpretar olhares e gestos. Tudo isso fez de HM um dos melhores animes de 2011.

Então o anime começa meio confuso e demora um pouco para gravar todos os personagens e suas peculiaridades,sim, além desses 3 (que são os principais) ainda temos o resto do grupo de amigos, que juntos vão passar por toda essa fase da puberdade, em busca de suas verdadeiras indentidades.

hourou-musuko-chars-2
Bom apesar da forma leve como é levado o anime ele trata de assuntos pesados e bastante discutido por ter diversas opiniões e controversas. Dentro dos próprios personagens por exemplo Shuichi gosta de Takatsuki mas não há vê como mulher mais sim como um homem e ele sendo sua mulher da mesma forma que Chiba apesar de todo apoio que ela tenta dar a Shuichi, ela gosta mais dele com seu lado feminino aflorado. O que me deixou em dúvida, por ser um pouco complicado de entender.. Vejamos ela gosta de um menino que se veste de menina e ela gosta mais desse seu lado ? A personagem não se pergunta o porque de gostar tanto de Shuichi “transformada”. Ao ponto de vista simples ela séria uma menina que gosta de meninas mais ainda não descobriu.

Vemos Shuichi ter que lidar com o preconceito e ciúmes da sua irmã mais velha Maho, que não suportava o fato de ser irmão homem, ser tão fofo,bonito e se parecer extremamente feminino a ponto de conquistar olhares masculinos. Temos Makoto o amigo de Shuichi que tem uma mente extremamente madura e é o único que consegue ver a situação de fora, formando sempre opiniões fortes e dando conselhos.

E nesses 11 episódios, várias perguntas são jogadas, algumas com respostas e outras que nos fazem refletir e pensar sobre preconceito,pré-adolescência a fase única e decisiva na vida de uma criança e todo apoio de que eles precisam, nos fazendo questionar se fariamos diferente, se apoiariamos ou não. A verdade é que falar de orientação sexual já é um tema complexo imagina quando junta transtorno de gênero ? Com o tempo a maior preocupação dos personagens principais são quanto ao crescimento, principalmente do corpo como: barba,pelos,mudança de voz,seios crescendo,sutiã,roupas,deixar ou não o cabelo crescer, tudo isso passa a ser preocupação.

hourou_musuko03“Nós não estamos exatamento do jeito que éramos”

O crescimento de todos os personagens é notável, todos eles cresceram como indivíduos e como sociedade. Passando por todas as dificuldades,preconceitos e conceitos já existentes em busca de suas próprias verdades, em busca do seu verdadeiro eu.

Comentários gerais: Muita gente achou o anime um pouco massante, realmente, se você não curte passagens lentas e momentos sem fala alguma, esse anime não é pra você. E mesmo assim ainda ouso dizer que você pode acabar sendo cativado pelos olhares dos personagens ou acabar simpatizando com Shuichi. Só deixar bem claro essa não é um anime yaoi.
Não posso deixar de falar que amei o trabalho do estúdio AIC, as cores, a abertura com a música linda, o desenho dos personagens, a questão da iluminação e contraste tudo me seduziu ainda mais.Claro que o trabalho bem feito do diretor Ei Aoki que teve que fazer o possível para passar uma mensagem em apenas 11 episódios de um mangá que tem 11 volumes.

18091-620x-hourou-musukoCom certeza é um anime que merece ser visto, pela mensagem,delicadeza e reflexão.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Anime, Review

Comentem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s